3.03.2011

Curiosidade - Video Games

Essa semana eu e meus manolos estavamos lembrando de como era bom jogar Super Nitendo, Mega Drive, Master System, Dynavision, Polystation entre outros video games, com seus jogos que até hoje são mais divertidos que muitos jogos atuais. Dai de bobs a gente lembro da pistola que tinha em alguns video games, e daquele jogo onde você tinha que mata os patos que apareciam na tela, o velho e bom Duck Hunt.
Nintendo's Duck Hunt
(Duck Hunt)

Pois é a gente fico muito curioso querendo saber como que funcionava aquela pistola, como naquela época já tinha aquilo e chutamos um monte de coisas que poderiam ser, mas só um cara chego perto e mesmo assim estava bem errado do que acontece de verdade. Como eu fiquei com isso na cabeça e acho que muita gente também gostaria de saber como funciona, decidi procurar saber, e finalmente encontrei a resposta para tanta curiosidade.

Como Funciona?
Muita gente pensa que a tela dos games e arcades é sensível a um disparo de luz da pistola. Errado. A pistola é que é sensível à luz que vem da tela. A grande sacada é que dentro das armas de brinquedo há um fotorreceptor, um componente eletrônico que detecta raios de luz. Funciona assim: toda vez que o jogador puxa o gatilho da arma, a tela fica preta por uma fração de segundo, exceto o alvo, que continua brilhando. Se o fotorreceptor estiver apontado exatamente na direção da luz emitida pelo alvo - ou seja, se o jogador acertar a mira -, o componente é ativado e manda uma mensagem para o console do game, avisando que o alvo foi detonado. Esse sistema, inventado na década de 1960, é bem preciso: normalmente, os feixes de luz da tela só ativam os fotorreceptores da pistola se a mira estiver a até um centímetro do centro do alvo. Outra coisa: não dá pra "enganar" o videogame. Algum espertinho já deve estar planejando colocar, por exemplo, uma lanterna perto da tela pra burlar o esquema. "Jogando a luz da lanterna na pistola, o console vai achar que eu acertei o alvo. Huahuahua", você pode pensar. Não funciona. Os fotorreceptores usados em games são calibrados para serem ativados apenas por uma certa quantidade de luz - a unidade de medida de luminosidade é o lúmen. Um televisor ou um monitor de arcade emite, em média, 2 000 lumens. Qualquer luminosidade acima ou abaixo desse valor não sensibiliza a pistola. No nosso exemplo de fraude, uma lampadinha de lanterna gera apenas cerca de 500 lumens. Ou seja, o melhor é treinar bem a pontaria.








Um comentário:

  1. Ooooo Tava querendo mesmo saber como funcionava a pistola...^^
    Madrogada Humor e Utilidade no mesmo lugar!!

    ResponderExcluir